Crescimento e fitossociologia de uma floresta com Colophospermum mopane, em Mabalane, Província de Gaza, Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.72.421Palavras-chave:
Estrutura horizontal, Incremento periódico anual, Incremento em diâmetro, EcossistemasResumo
O presente trabalho teve como objetivos caracterizar a composição e estrutura da floresta, dos ecossistemas de mopane, estimar os índices de crescimento e avaliar a sua distribuição diamétrica. Foram usados dados de parcelas permanentes estabelecidas em 2002 na região de Mabalane, Província de Gaza. Foi analisada a composição das espécies, sendo determinada a estrutura horizontal da floresta (abundância, dominância, frequência e índice de valor de importância) e e o incremento periódico anual em diâmetro. Os resultados mostraram a ocorrência de 15 espécies arbóreas pertencentes a onze famílias botânicas. A floresta é dominada pela espécie Colophospermum mopane (Benth.) J. Léonard (mopane), com uma abundância de 258,80 árvores por hectare, que corresponde a 85,8% do total dos indivíduos. O incremento periódico anual em diâmetro observado no período de 2003 a 2010 foi de 1,19 mm ano-1, e verificou-se a distribuição diamétrica de J - Invertido. A floresta de mopane apresenta um crescimento lento e pouca diversidade de espécies, sendo importante a aplicação de intervenções silviculturais e estabelecer o plano de manejo de acordo com o ritmo de crescimento da espécie e estrutura horizontal e vertical dos remanescentes a serem manejados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.