Micropropagação de espécies florestais brasileiras

Leandro Silva de Oliveira, Poliana Coqueiro Dias, Gilvano Ebling Brondani

Resumo


A micropropagação apresenta um enorme potencial de aplicação para a multiplicação de genótipos de espécies florestais brasileiras de interesse. Os estudos relativos ao cultivo in vitro de espécies nativas estão relacionados, principalmente, à ausência de resposta morfogênica às demais técnicas de propagação bem como, à conservação in vitro de germoplasma. A micropropagação via proliferação de gemas axilares corresponde ao principal sistema de propagação in vitro utilizado para a multiplicação de genótipos selecionados, em razão da maior simplicidade ao comparar com a organogênese e embriogênese somática. Entretanto, em vista das espécies florestais nativas serem pouco estudadas, os avanços relacionados à propagação in vitro ainda são pouco expressivos. Dessa forma, é necessária a condução de novos trabalhos para promover avanços do cultivo in vitro nestas espécies, bem como o desenvolvimento de novas composições de meios de cultura. Também se observa a necessidade de se testar a interação de reguladores de crescimento ou, até mesmo, sistemas de biorreatores, buscando assim consolidar a técnica de micropropagação como estratégia aplicável na silvicultura de espécies nativas.


Palavras-chave


Clonagem; Regeneração in vitro; Cultura de tecidos vegetais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.4336/2013.pfb.33.76.481

Direitos autorais 2013

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / Ebsco, AGRIS, Agrobase / Binagre , BDPA, CABI Direct, CCN, CIRS, Diadorim , DOAJ, e.journals, Forestry Compendium, Genamics JournalSeek, Google Acadêmico, Journals for free, Latindex, Livre, Miar, OasisbrPortal da Capes, RCAAP, Road, Sabiia, Scilit, Redib

.

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional