Estrutura e síndromes de dispersão de espécies arbóreas em um trecho de mata ciliar, Sirinhaém, Pernambuco, Brasil
Palavras-chave:
Dispersão de sementes, Mata Atlântica, FitossociologiaResumo
Este trabalho teve por objetivo conhecer a fitossociologia do componente arboreo em uma mata ciliar de um corrego que desagua no Rio Sirinhaem, localizado no Engenho Buranhem, Sirinhaem, PE e identificar as sindromes de dispersao das especies. O corrego esta situado em um fragmento de Floresta Ombrofila Densa de Terras Baixas, com 272 ha. Utilizou-se como area amostral um hectare (40 unidades amostrais, 10 m x 25 m) onde foram registrados 1.307 individuos arboreos com circunferencia a altura do peito (CAP) ≥ 15 cm. Foram identificadas 118 especies, pertencentes a 40 familias botanicas. Protium heptaphyllum e Pouteria sp.1 foram as especies mais abundantes. Em termos de valor de importancia (VI), as especies Protium heptaphyllum, Pouteria sp.1 e Virola gardneri estao entre as mais importantes ecologicamente. As sindromes de dispersao predominantes foram: zoocoria (72,8%), autocoria (13,6%) e anemocoria (4,8%). Nao foi possivel determinar a sindrome de dispersao de 8,8% das especies estudadas.
doi: 10.4336/2012.pfb.32.69.01
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Roseane Karla Soares da Silva, Ana Lícia Patriota Feliciano, Luiz Carlos Marangon, Rosival Barros de Andrade Lima, Wedson Batista dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.