Modelo de armadilha etanólica de interceptação de voo para captura de escolitíneos (Curculionidae: Scolytinae)

Augusto Bolson Murari, Ervandil Corrêa Costa, Jardel Boscardin, Juliana Garlet

Resumo


Este estudo teve por objetivo desenvolver um modelo alternativo de armadilha etanólica de interceptação de insetos voadores, visando à redução dos custos relacionados aos levantamentos de insetos da subfamília Scolytinae (Curculionidae), realizados em ecossistemas florestais. O modelo de armadilha, denominado de PET-SM, foi confeccionado com materiais recicláveis: prato plástico, garrafa de polietileno (PET) de dois litros, garrafa PET de 600 mL, e mangueira com álcool 96° GL empregado como atrativo. Em comparação a outros modelos utilizados para monitoramento de Scolytinae, o modelo PET-SM mostrou-se eficiente na captura, apresentando um maior número de espécies coletadas e oferecendo um menor custo de confecção.

 

doi: 10.4336/2012.pfb.32.69.115


Palavras-chave


Entomologia florestal, Insetos xilófagos, Levantamento de insetos.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2012

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional