Caracterização anatômica e qualidade do carvão vegetal da madeira de pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha)
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.505Palavras-chave:
Poder calorífico, Fibras, Densidade da madeiraResumo
Diante da carência de informação sobre as propriedades da madeira e do carvão de espécies nativas esse trabalho foi desenvolvido com os objetivos de caracterizar a estrutura anatômica da madeira de Piptadenia gonoacantha e determinar o rendimento e propriedades do carvão vegetal. Para a madeira, foram realizadas a descrição anatômica, determinação das dimensões de fibras e vasos, densidade básica e poder calorífico superior (PCS). Para o carvão, foram determinados a densidade aparente, análise química imediata e PCS. O diâmetro médio dos vasos foi igual a 121,30 μm, em número de 15 vasos mm-2. Para as fibras, verificou-se um comprimento de 0,82 mm, largura de 17,54 μm, diâmetro do lume de 8,02 μm, espessura da parede de 4,76 μm, e fração parede de 54,28%. A densidade básica da madeira foi igual a 590 kg m-³ e PCS, 4650 kcal kg-¹. O rendimento em carvão foi igual a 37,10%. Foram verificados 23,26% de materiais voláteis, 2,39% de cinzas, 74,35% de carbono fixo no carvão vegetal, PCS foi igual a 7.719,27 kcal kg-¹ e densidade aparente de 460 kg m-³. A madeira apresentou qualidade satisfatória para a produção de carvão, que atende as exigências do setor siderúrgico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.