Caracterização anatômica e qualidade do carvão vegetal da madeira de pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha)

Autores

  • Renato Augusto Pereira Damásio Universidade Federal de Viçosa
  • Bárbara Luísa Corradi Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Aylson Costa Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Marco Túlio Cardoso Universidade Federal de Viçosa
  • Benedito Rocha Vital Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Márcia Ladeira Macedo Carvalho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.505

Palavras-chave:

Poder calorífico, Fibras, Densidade da madeira

Resumo

Diante da carência de informação sobre as propriedades da madeira e do carvão de espécies nativas esse trabalho foi desenvolvido com os objetivos de caracterizar a estrutura anatômica da madeira de Piptadenia gonoacantha e determinar o rendimento e propriedades do carvão vegetal. Para a madeira, foram realizadas a descrição anatômica, determinação das dimensões de fibras e vasos, densidade básica e poder calorífico superior (PCS). Para o carvão, foram determinados a densidade aparente, análise química imediata e PCS. O diâmetro médio dos vasos foi igual a 121,30 μm, em número de 15 vasos mm-2. Para as fibras, verificou-se um comprimento de 0,82 mm, largura de 17,54 μm, diâmetro do lume de 8,02 μm, espessura da parede de 4,76 μm, e fração parede de 54,28%. A densidade básica da madeira foi igual a 590 kg m-³ e PCS, 4650 kcal kg-¹. O rendimento em carvão foi igual a 37,10%. Foram verificados 23,26% de materiais voláteis, 2,39% de cinzas, 74,35% de carbono fixo no carvão vegetal, PCS foi igual a 7.719,27 kcal kg-¹ e densidade aparente de 460 kg m-³. A madeira apresentou qualidade satisfatória para a produção de carvão, que atende as exigências do setor siderúrgico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Augusto Pereira Damásio, Universidade Federal de Viçosa

Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Atualmente trabalha no laboratório de celulose e papel da Universidade Federal de Viçosa, atuando no laboratório de química da madeira.

Bárbara Luísa Corradi Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Defendeu sua dissertação de mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa em Fevereiro de 2012. Atualmente, cursa doutorado em Ciência Florestal pela mesma Universidade. Atua na área de energia da biomassa florestal.

Aylson Costa Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2009), Mestrado em Ciência Florestal, na área de Tecnologia da Madeira/Energia da Biomassa pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente, cursa o Doutorado em Ciência Florestal, na área de Tecnologia da Madeira/Energia da Biomassa pela Universidade Federal de Viçosa .

Marco Túlio Cardoso, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Mestre em Ciência Florestal, na área de Energia de Biomassa Florestal. Atualmente é doutorando em Ciência Florestal pela UFV. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia da Madeira.

Benedito Rocha Vital, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1969), mestrado em Forestry - University of Wisconsin - Madison (1974) e doutorado em Forest Products - Oregon State University (1979). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

Ana Márcia Ladeira Macedo Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1991/1997), com ênfase em Carvão Vegetal. Trabalhou como Pesquisadora bolsista no setor de Celulose e Papel (DEF/UFV) na área de Química da Madeira e Projeto GENOLYPTUS no período de Abril de 2001 a Setembro de 2005, sob a orientação do Prof. Jorge Luiz Colodette. Atuou como Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no período de outubro de 2005 a julho de 2008. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia da Madeira.

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

DAMÁSIO, Renato Augusto Pereira; PEREIRA, Bárbara Luísa Corradi; OLIVEIRA, Aylson Costa; CARDOSO, Marco Túlio; VITAL, Benedito Rocha; CARVALHO, Ana Márcia Ladeira Macedo. Caracterização anatômica e qualidade do carvão vegetal da madeira de pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha). Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 261–267, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.75.505. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/505. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.