Aporte de serapilheira em plantios de eucalipto em função da qualidade do sítio
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.484Palavras-chave:
Produção de serapilheira, Ciclagem de nutrientes, Matéria orgânicaResumo
Este estudo teve por objetivo avaliar a deposição e decomposição de serapilheira e o aporte de nutrientes em uma área de plantio de eucalipto em topossequência. Foi verificada contribuição significativa do estrato folhas, o que pode ser atribuído à idade do plantio. Em relação à velocidade de decomposição observa-se um decréscimo desta na estação da primavera em todos os sítios,sendo observadas diferenças entre os sítios relacionadas à topo-sequência. Verificou-se maior adição de P em relação ao N e K, existindo uma tendência dos maiores valores de P ocorrerem no terço superior da encosta. Os parâmetros estudados refletem as diferentes características dos sítios e suas limitações e sugerem dinâmicas de manejo diferenciadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.
10.31413/nativa.v11i2.15355