Estoques de volume, biomassa e carbono na madeira de espécies da Caatinga em Caicó, RN
DOI:
https://doi.org/10.4336/2016.pfb.36.85.772Palavras-chave:
Região do Seridó, Inventário florestal, Vegetações naturais brasileirasResumo
O objetivo deste estudo foi quantificar os estoques em volume, biomassa e carbono na madeira de um fragmento de Caatinga Arbustiva-Arbórea, na região Nordeste do Brasil, no Município de Caicó, RN. Realizou-se o inventário e a amostragem do material biológico para análises de biomassa e carbono. Para a conversão de volume de madeira em biomassa foi obtida a densidade básica da madeira de oito espécies que representavam 91% do valor de importância (VI) do fragmento. A porcentagem de carbono dessas espécies foi determinada por análise elementar da madeira. O estoque de carbono foi determinado considerando-se a porcentagem de carbono multiplicada pela biomassa de cada árvore. Para as espécies que não foram analisadas (9% do VI) utilizou-se um valor de densidade básica média () e da média de carbono (), ponderados pelo valor de importância das espécies amostradas. Foi observado um estoque volumétrico de madeira igual a 15,5 m³ ha-1. A biomassa determinada foi de 12 t ha-1, que correspondeu a um estoque de carbono de 5,7 t ha-1.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rosimeire Cavalcante dos Santos, Renato Vinícius Oliveira Castro, Angélica de Cássia Oliveira Carneiro, Ana Flávia Neves Mendes Castro, Alexandre Santos Pimenta, Edna Moura Pinto, Itaragil Venâncio Marinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.