Ocorrência de Oncideres dejeanii Thomson (Cerambycidae) em Pyrus pyrifolia (Rosaceae), em Minas Gerais
Palavras-chave:
Pereira, Serrador, Pragas florestais.Resumo
Os besouros serradores são conhecidos por causarem danos em várias espécies arbóreas. Estes besouros
roletam galhos e os utilizam para ovipositar e completar o desenvolvimento de sua prole. O objetivo deste trabalho foi descrever a ocorrência de um caso de O. dejeanii Thomson, 1868 (Coleoptera: Cerambycidae) em Pyrus pyrifolia (Burm F.) Nakai. (Rosaceae) (pereira), visando caracterizar suas injúrias e verificar a possibilidade de desenvolvimento neste vegetal. A pereira se encontrava em um pomar, no município de Viçosa, MG. Foram recolhidos três galhos roletados de uma pereira, sendo que em dois destes foi coletada uma fêmea em cada. O diâmetro e comprimento médio dos galhos foram de 3,47±0,15 cm e 3,31±0,17 m, respectivamente. O terço inferior do galho roletado apresentou 52% das incisões de posturas. Foi observada uma fêmea efetuando duas posturas ao longo do galho e registrado o tempo de 10 min e 13 min, respectivamente. O. dejeanii utiliza P.
pyrifolia como hospedeiro alternativo, apresentando potencial para se tornar praga e reduzir a produção.
doi: 10.4336/2010.pfb.30.62.153
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.