Inventário florístico florestal de Santa Catarina (IFFSC): aspectos metodológicos e operacionais
Palavras-chave:
Inventário Florestal, levantamento florístico, Mata AtlânticaResumo
O objetivo do presente trabalho é contribuir à discussão sobre inventários florestais de abrangência regional e nacional, com enfoque em suas metodologias e em sua execução. O Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC), iniciativa do governo estadual, foi concebido em 2003 para atender exigências da legislação ambiental. Após o inventário-piloto em 2005, a metodologia foi adequada em 2007 de acordo com a proposta do Inventário Florestal Nacional (IFN-BR), à época, sob discussão. O IFFSC, em execução desde 2007, abrange todas as regiões fitoecológicas, incluindo levantamento florístico (coleta de amostras das espécies férteis encontradas no interior e entorno dos fragmentos visitados) e levantamento de epífitas vasculares por equipes especializadas. A distribuição das unidades amostrais é sistemática, a partir de uma grade de pontos com distância de 10 km x 10 km, cobrindo todo o estado e de 5 km x 5 km na reduzida Floresta Estacional Decidual. O método de amostragem é o de área fixa em conglomerados compostos por quatro subunidades com área de 1.000 m² (20 m x 50 m), perpendiculares a partir de um ponto central. As abordagens metodológicas e operacionais são discutidas a partir do trabalho efetuado entre 2007 e 2010. O aumento da intensidade amostral e a diminuição dos limites de inclusão de diâmetro e altura nos estratos arbóreo e da regeneração, em relação à proposta do IFN-BR, bem como a realização do levantamento florístico mostraram-se importantes para o registro da diversidade vegetal das florestas catarinenses.
doi: 10.4336/2010.pfb.64.291
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.