Mecanismos alternativos para manejo sustentável de pinheiro-do-paraná na pequena propriedade rural
Palavras-chave:
Pinheiro, fomento, difusão, legislação, associativismo.Resumo
Em substituição às florestas nativas, pela abertura de fronteira agrícola, práticas agropecuárias alternativas foram introduzidas nas propriedades rurais com pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kunt). Porém, nos últimos anos, a silvicultura tem promovido o desenvolvimento de atividades ligadas às madeiras de pínus, eucalipto, grevílea e bracatinga frente à exaustão de madeira oriunda de espécies florestais nativas, na geração de recursos no meio rural. Ao mesmo tempo, os instrumentos legais estabelecidos inviabilizam o plantio do pinheiro por buscarem a simples preservação com medidas fiscais exacerbadas. Representando 85 % da estrutura fundiária paranaense, as pequenas propriedades buscam erradicar a espécie pelos prejuízos decorrentes. Os mecanismos propostos para manejo silvicultural dos remanescentes baseiam-se em dois pontoscentrais - alteração dos normativos legais vigentes por serem impeditivos ao plantio, aliado ao incremento do fomento para plantio, especialmente nas áreas de Reserva Legal. Nesse sentido, dentre as experiências conduzidas pela EMATER, para estímulo ao manejo do pinheiro, destacam-se as unidades metodológicas para difusão de
tecnologia, a premiação de produtores de destaque municipal, a utilização de mecanismos de apoio para novos plantios, a formação de grupos de produtores para coleta, padronização e comercialização do pinhão em parceria industrial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.