Efeito da intensidade de movimentação do solo na produção de soja nas entrelinhas da erva-mate

Autores

  • Renato Antonio Dedecek Embrapa Florestas
  • João Filipe Philipowski Embrapa Florestas
  • Moacir José Sales Medrado Embrapa Florestas

Palavras-chave:

Coberturas verdes de inverno, Atributos físicos do solo, Sistema agroflorestal, Sistemas de preparo do solo

Resumo

O cultivo de cultura anual nas entrelinhas de plantios de erva-mate é um dos sistemas agroflorestais mais característicos do Sul do Brasil, constituindo-se numa das principais fontes de emprego e renda para os agricultores. A maior ou menor movimentação do solo, no preparo para plantio dos cultivos anuais intercalares à erva-mate, tem gerado dúvidas sobre possíveis prejuízos ao sistema radicular desta. Também não são muito claros os efeitos do uso de gramíneas e/ou leguminosas de inverno como coberturas verdes. Foram objetivos deste trabalho: verificar a influência da movimentação do solo em diferentes sistemas de preparo na implantação de uma cultura de verão nas entrelinhas da erva-mate, em sucessão a coberturas verdes de inverno, e avaliar as modificações das características químicas e físicas do solo. Em Latossolo Vermelho textura argilosa cultivado por longo tempo, em área da Embrapa Negócios Tecnológicos, em Ponta Grossa, PR, foram plantadas linhas de erva-mate, espaçadas 6 m uma da outra, para possibilitar os cultivos de inverno e verão. Foram avaliadas a produção de massa seca dos sete adubos verdes de inverno e de grãos da soja sob cinco diferentes sistemas de preparo do solo: enxada rotativa, aração com tração animal, sistema convencional, cultivo mínimo e plantio direto. As amostragens de solo ocorreram na implantação do trabalho e no quinto ano após o plantio da erva-mate, em ambos na época de florescimento máximo da soja. Em virtude da grande infestação de invasoras na área, à dificuldade e à restrição de aplicação de herbicidas na erva-mate, os sistemas de preparo do solo que possibilitaram maior produtividade da soja foram os que alcançaram maior controle de invasoras. Os sistemas de preparo com movimentação do solo (enxada rotativa e aração por tração animal) foram os mais produtivos. A maior produtividade da soja em sistema de plantio direto foi alcançado em sucessão às gramíneas de inverno (aveia e azevém), atestando a importância do controle das invasoras. Correlações importantes foram observadas entre os teores de Ca+Mg (positiva) e de Al+H (negativa) e os valores de densidade global (positiva) e de porosidade total (negativa) do solo com a produção média de soja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, J. A.; REINERT, D. J.; FIORIN, J. E.; BUEDELL, J.; PETRERE, C.; FONTINELLI, F. Rotação de culturas e sistemas de manejo do solo: efeito sobre a forma da estrutura do solo ao final de sete anos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v. 19, p. 115-119, 1995.
BAGGIO, A. J.; SCHREINER, H. G. Erva-mate e agrossilvicultura: análise dos sistemas tradicionais e perspectivas. In: SEMINÁRIO SOBRE ATUALIDADES E PERSPECTIVAS FLORESTAIS, 10., 1983, Curitiba. Silvicultura da Erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.): anais...Curitiba: EMBRAPA-CNPF, 1985. p. 71-74. (EMBRAPA-CNPF. Documentos, 15).
CORRÊA, J. C. Efeito de métodos de cultivo em algumas propriedades físicas de um latossolo amarelo muito argiloso do estado do Amazonas. Pesquisa Agropeccuária Brasileira, Brasília, v. 20, p. 1317-1322, 1985.
DEHLE, R. A. Manejo de malezas. In: CURSO DE CAPACITACION EM PRODUCCION DE YERBA MATE, 2., 1994, Cerro Azul. [2. Curso...]. 2. ed. CerroAzul: INTA, Estacion Experimental Agropecuaria Cerro Azul, 1995. p. 61-65.
DEDECEK, R.; PHILIPOVSKI, J. F.; MEDRADO, M. J. S. Produtividade da soja nas entrelinhas da erva-mate em diferentes sistemas de preparo do solo e coberturas verdes de inverno. In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA MATE, 2.; REUNIÃO TÉCNICA DA ERVA MATE, 3., 2000, Encantado. Anais. Porto Alegre: Comissão dos Organizadores: Universidade do Rio Grande do Sul: Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, 2000. p. 233-236.
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. 2. ed. Rio de Janeiro, 1997. 212 p. (EMBRAPA-CNPS.Documentos; 1).
GOMES, A. S.; PATELLA, J. F.; PAULLETTO, E. A. Efeitos de sistemas e tempo de cultivo sobre a estrutura de um solo Podzólico Vermelho-Amarelo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v. 2, p. 17-21, 1978.
OLIVEIRA, C. V.; BAHIA, V. G.; PAULA, M. B. de. Compactação do solo devido a mecanização florestal: causas, efeitos e práticas de controle. Informe Agropecuário, v. 19, n. 191, p. 46-48, 1998.
STONE, L. F.; SILVEIRA, P. M. Efeitos de sistemas de preparo e rotação de culturas na porosidade e densidade do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 15, n. 2, p. 395-401, 2001.
VIEIRA, M. J.; MUZILLI, O. Características físicas de um latossolo vermelho-escuro sob diferentes sistemas de manejo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 19, p. 873-882, 1984.
VENIALGO, C. A. Labranza. In: CURSO DE CAPACITACION EN PRODUCCION de YERBA MATE, 2., 1994, Cerro Azul. Curso... Cerro Azul: INTA, Estación Experimental Agropecuária Cerro Azul, 1995. p. 51-58.

Downloads

Publicado

30-12-2003

Como Citar

DEDECEK, Renato Antonio; PHILIPOWSKI, João Filipe; MEDRADO, Moacir José Sales. Efeito da intensidade de movimentação do solo na produção de soja nas entrelinhas da erva-mate. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 47, p. 3–18, 2003. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/1604. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.