Densidade básica da madeira de espécies arbóreas de Cerradão no estado de Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.82.822Palavras-chave:
Biomassa, Tronco, Galhos, CerradoResumo
O objetivo desse estudo foi analisar a densidade básica de espécies arbóreas da fitofisionomia Cerradão, no domínio do Cerrado no estado do Tocantins, e estabelecer a relação entre a densidade básica da madeira dos troncos em função da densidade básica da madeira dos galhos. Amostras de 80 indivíduos foram coletadas no tronco (base, meio e topo) e galhos (galho grosso, galho médio e galho fino) para determinação da densidade básica. As espécies apresentaram valor médio de 0,650 g cm-3, sendo que para a maioria das espécies (58%) decresceu da base para o topo do tronco. A densidade básica da madeira entre posições axiais do tronco e a densidade básica entre galhos de diferentes diâmetros apresentaram relação significativa. De acordo com os modelos propostos para estimar a densidade do tronco em função da densidade de galhos, a variável densidade do galho médio apresentou o melhor ajuste na equação. As equações desenvolvidas neste trabalho são adequadas para estimativas de biomassa e estoque de carbono de espécies arbóreas da fitofisionomia Cerradão, sem amostragem destrutiva de indivíduos arbóreos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Carlos José da Silva, Ailton Teixeira do Vale, Eder Pereira Miguel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.