Quantificação de taninos nas cascas de jurema-preta e acácia-negra

Leandro Calegari, Pedro Jorge Goes Lopes, Elisabeth de Oliveira, Darci Alberto Gatto, Diego Martins Stangerlin

Resumo


Em função de sua complexidade química, há diversas metodologias de quantificação dos taninos vegetais. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo quantificar as substâncias tânicas e não-tânicas presentes nas cascas de jurema-preta (Mimosa tenuiflora) e de acácia-negra (Acacia mearnsii) por dois métodos distintos. A partir das partículas de casca de ambas as espécies, foram geradas soluções analíticas utilizando um extrator do tipo camisa de vapor, sendo a solução analisada pelos métodos de Stiasny e do pó de pele (não cromado). Para ambas as espécies, os teores de tânicos foram superiores quando analisados pelo método de pó de pele, atingindo 47,8 e 24,1% para A. mearnsii e M. tenuiflora, respectivamente. Pelo método de Stiasny, o teor de taninos condensados foi de 39,0% para A. mearnsii e 15,5% para M. tenuiflora. Apesar dos melhores resultados obtidos para a A. mearnsii, a casca de M. tenuiflora também apresentou grande potencialidade em função da considerável quantidade de tânicos e da disponibilidade da espécie no bioma Caatinga.


Palavras-chave


Método gravimétrico; Stiasny; Extrator ALCA

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4336/2016.pfb.36.85.986



Direitos autorais 2016

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional