Aporte de material decíduo e fertilidade do solo em plantio de eucalipto e floresta secundária
DOI:
https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.65.19Palavras-chave:
Floresta Atlântica, decomposição, ciclagem de nutrientes.Resumo
Neste trabalho avaliou-se o aporte, a taxa de decomposição e a liberação de nutrientes do material decíduo no período do verão em áreas de floresta secundária e plantio de eucalipto em Redenção da Serra, SP. Foram instalados dez coletores em cada área, para a avaliação do aporte de folhedo. Este foi coletado quinzenalmente a partir de dezembro de 2003 durante 75 dias. Parte do folhedo foi acondicionado em bolsas de decomposição e distribuídas na superfície das áreas, sendo coletadas quinzenalmente para avaliação. A área com eucalipto apresentou maior aporte de fitomassa, menor constante de decomposição e maior tempo de meia vida. Observou-se maior proporção da fração folhas na área de floresta e de galhos na área de eucalipto. No tempo zero, a área de floresta apresentou maiores acúmulos de N, K, Ca, Mg e P. E na área de eucalipto, verificou-se a sequência de N, Ca, K, Mg e P. Ao final dos 75 dias, a área de eucalipto apresentou maiores teores remanescentes de N, P, K e Ca. Para as condições climáticas de Redenção da Serra, no verão, a área com eucalipto apresentou maior aporte de fitomassa e teores de nutrientes remanescentes quando comparada com a área de floresta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Anderson Ribeiro Diniz, Marcos Gervasio Pereira, Arcângelo Loss
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.