Modelagem de Micronutrientes para Mimosa scabrella na Região Metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná

Saulo Jorge Téo, Sebastião do Amaral Machado, Afonso Figueiredo Filho, Carlos Bruno Reissmann

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi modelar o conteúdo de micronutrientes da biomassa aérea de bracatinga (Mimosa scabrella Bentham). Ao todo, 25 árvores foram amostradas em diversos bracatingais da Região Metropolitana de Curitiba, no Estado do Paraná. As árvores foram derrubadas e seccionadas nos seguintes compartimentos: folhas, galhos < 4 cm, galhos ≥ 4 cm, madeira e casca do fuste, para determinação da massa seca e dos micronutrientes. Vários modelos matemáticos foram testados, além do procedimento stepwise. Os resultados indicaram que as equações para estimar o conteúdo de micronutrientes não apresentaram desempenho satisfatório, exceto para cobre em todos os compartimentos da biomassa e para ferro nos compartimentos da biomassa do fuste e para toda biomassa aérea. Em alguns casos, a inserção de dimensões da copa e do fuste, da idade e da altura dominante como variáveis independentes nos modelos melhorou o desempenho das equações desenvolvidas. Acredita-se que melhores resultados poderiam ter sido encontrados se a população amostrada apresentasse características mais homogêneas, como somente uma classe de sítio ou idade.

 

Doi: 10.4336/2009.pfb.59.15


Palavras-chave


Bracatinga; conteúdo de nutrientes; ciclagem de nutrientes

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2010

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional