Avaliação morfológica e produção de minijardim clonal de Eucalyptus benthamii em relação a Zn e B
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.70.35Palavras-chave:
Solução nutritiva, Miniestaquia, Nutrição mineral, FertirrigaçãoResumo
Objetivou-se avaliar a sobrevivência de minicepas e a produção de miniestacas de Eucalyptus benthamii em relação a diferentes concentrações de Zn e B ao longo de sucessivas coletas de brotos. Os brotos foram oriundos de minicepas (clones BP101, BP118 e BP120) fertirrigadas com soluções nutritivas variando nas concentrações de Zn e B (S1 - isento de Zn e B, S2 - 0,5 mg L-1 de Zn, S3 - 0,5 mg L-1 de B, S4 - 0,5 mg L-1 de Zn e B, S5 - 1,0 mg L-1 de Zn e B, S6 - 2,0 mg L-1 de Zn e B), sendo realizadas oito coletas de brotos no minijardim clonal. Ao longo do experimento foram avaliadas a sobrevivência das minicepas, a produção de miniestaca, número de folhas, número de nós, comprimento de brotos, intervalo de entrenós e aparência visual das minicepas, visando identificar sintomas de deficiência ou toxidez nutricional. A sobrevivência das minicepas, produção de miniestacas, número de folhas, número de nós, comprimento de brotos e intervalo de entrenós variaram significativamente em relação aos tratamentos avaliados, sendo que as soluções S5 e S6 apresentaram as melhores respostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Gilvano Ebling Brondani, Francisco José Benedini Baccarin, Heron Wilhelmus de Wit Ondas, Antônio Natal Gonçalves, Marcílio de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.