Dendroecologia de Cedrela fissilis na Floresta Ombrófila Mista

Autores

  • Andrea Chizzotti Cusatis Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Florestal
  • Paulo André Trazzi Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Florestal
  • Mário Dobner Júnior Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Florestal
  • Antonio Rioyei Higa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.474

Palavras-chave:

Cedro-rosa, Dendrocronologia, Meliaceae, Silvicultura

Resumo

Embora a madeira de Cedrela fissilis Vell. seja de grande interesse comercial, seu uso é limitado em função da escassez de informações quanto à silvicultura da espécie. O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a correlação deste com variáveis climáticas em seis municípios na divisa dos estados do Paraná e Santa Catarina. Amostras radiais do lenho foram coletadas de 42 indivíduos. Após secas e lixadas, os anéis de crescimento foram marcados, mensurados e avaliados. O incremento médio em diâmetro foi de 1,1 cm ano-1. Considerando um diâmetro de corte de 40 cm, estimam-se rotações de 30 a 36 anos para a espécie. De 42 indivíduos amostrados foi possível codatar 28 séries de crescimento, apresentando uma intercorrelação de 0,551. A correlação de Pearson entre as variáveis climáticas e o crescimento radial C. fissilis não apresentou resultados significativos para a maioria das variáveis. Contudo, a umidade relativa do ar em dezembro foi significativa e inversamente proporcional ao crescimento radial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Chizzotti Cusatis, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Florestal

Enga. Florestal (UFPR). M.Sc. em Ciência Florestal em Conservação da Natureza/Recuperação de Áreas  Degradadas (UFV). Doutoranda em Enga. Florestal em Silvicultura/Genética e Melhoramento Florestal (UFPR).

Paulo André Trazzi, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Florestal

Engo. Florestal (UFES), M.Sc. em Ciência Florestal em Silvicultura (UFES), Doutorando em Enga. Florestal em Silvicultura (UFPR)

Mário Dobner Júnior, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Florestal

Engo. Florestal (UFPR), M.Sc. em Enga. Florestal em Silvicultura (UFPR), Doutorando em Enga. Florestal em Silvicultura (UFPR).

Antonio Rioyei Higa, Universidade Federal do Paraná

Engo. Florestal (ESALQ/USP), M.Sc. em Enga. Florestal (ESALQ/USP), Ph.D. on Forestry pela The Australian National University.

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

CUSATIS, Andrea Chizzotti; TRAZZI, Paulo André; DOBNER JÚNIOR, Mário; HIGA, Antonio Rioyei. Dendroecologia de Cedrela fissilis na Floresta Ombrófila Mista. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 287–297, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.75.474. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/474. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.