Parâmetros genéticos e ganho com a seleção para populações de pinhão manso (Jatropha curcas)
Palavras-chave:
Variabilidade, herdabilidade, acurácia, ganho genético.Resumo
O presente estudo objetivou estimar parâmetros genéticos da fase vegetativa em cinco populações de pinhão manso (Jatropha curcas L.). As progênies de meios-irmãos foram plantadas na Fazenda da Biojan, em Janaúba, MG. Aos três e seis meses de idade, foram avaliadas as características altura de plantas, diâmetro de caule, número de ramos e projeção da copa, em todas as plantas. A população 2 não apresentou variabilidade genética para os caracteres avaliados. Nas demais populações, com a seleção dos dez melhores indivíduos, os ganhos genéticos preditos variaram de 4% a 8% para altura de plantas (populações 1 e 4), 5% a 7% para diâmetro de caule (populações 1 e 5), 14% e 25% para número de ramos aos 3 meses (populações 3 e 5) e 9% para projeção da copa na população 4. De acordo com os resultados observados neste trabalho, estas populações são adequadas para dar continuidade ao programa de melhoramento genético da espécie na região.
doi: 10.4336/2010.pfb.30.61.25
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.