Parâmetros genéticos e ganho com a seleção para populações de pinhão manso (Jatropha curcas)

Ana Cristina Pinto Juhász, Danielle de Lourdes Batista Morais, Bruno Oliveira Soares, Samy Pimenta, Hudson de Oliveira Rabello, Marcos Deon Vilela de Resende

Resumo


O presente estudo objetivou estimar parâmetros genéticos da fase vegetativa em cinco populações de pinhão manso (Jatropha curcas L.). As progênies de meios-irmãos foram plantadas na Fazenda da Biojan, em Janaúba, MG. Aos três e seis meses de idade, foram avaliadas as características altura de plantas, diâmetro de caule, número de ramos e projeção da copa, em todas as plantas. A população 2 não apresentou variabilidade genética para os caracteres avaliados. Nas demais populações, com a seleção dos dez melhores indivíduos, os ganhos genéticos preditos variaram de 4% a 8% para altura de plantas (populações 1 e 4), 5% a 7% para diâmetro de caule (populações 1 e 5), 14% e 25% para número de ramos aos 3 meses (populações 3 e 5) e 9% para projeção da copa na população 4. De acordo com os resultados observados neste trabalho, estas populações são adequadas para dar continuidade ao programa de melhoramento genético da espécie na região.

doi: 10.4336/2010.pfb.30.61.25

 


Palavras-chave


Variabilidade, herdabilidade, acurácia, ganho genético.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2010

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional