Seleção de progênies de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hill.) para a produtividade, estabilidade e adaptabilidade temporal de massa foliar
Palavras-chave:
Melhoramento genético da erva-mate, seleção genética, interação genótipo x safrasResumo
O presente trabalho teve por objetivos selecionar progênies de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) em Ivaí - PR, simultaneamente para estabilidade, adaptabilidade e produtividade de massa foliar, colhidas em três safras, com base na média harmônica a performance relativa dos valores genéticos (MHPRVG), adicionalmente, comparar os resultados com aqueles obtidos pelos métodos de Annicchiarico e de Lin & Binns. O material genético consistiu de 25 progênies de meios-irmãos plantadas no delineamento de blocos ao acaso, com dez repetições e parcelas lineares de seis plantas no espaçamento de 3m x 2m. O peso de folhas foi avaliado, por árvore, aos dois, quatro e seis anos após o plantio. Houve uma alteração no ordenamento das progênies para a produção de massa foliar ao longo das safras. Os métodos de Annicchiarico, Lin & Binns e MHPRVG selecionaram, praticamente, as mesmas progênies para os três atributos considerados. Contudo, o método HPRVG apresenta a vantagem de fornecer resultados na própria escala e medição do caráter, os quais podem ser interpretados diretamente como valores genéticos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.