Influência do comprimento de copa na relação hipsométrica de Araucaria angustifolia
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.83.493Palavras-chave:
Curvas de altura, Floresta Ombrófila Mista, Identidade de modelosResumo
Este trabalho teve como objetivo testar a hipótese de que o comprimento de copa afeta a relação hipsométrica. Os dados utilizados são provenientes da medição de diâmetro a 1,30 m do solo (DAP) e respectivas alturas totais e do fuste de 337 indivíduos de Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze de um fragmento de 15,24 ha de Floresta Ombrófila Mista situado na região urbana de Curitiba. Estas árvores foram agrupadas em classes de comprimento de copa. Foram ajustados seis modelos hipsométricos aos dados de cada classe e para todo o conjunto de dados. O melhor modelo foi escolhido com base no erro padrão da estimativa em porcentagem, Índice de Schlaegel e análise gráfica de resíduos. O ordenamento indicou que o modelo de melhor ajuste aos dados foi o de Trorey. O teste de identidade de modelos de Graybill aplicado ao modelo de Trorey indicou que o comprimento de copa influenciou a relação hipsométrica das araucárias da área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Sebastião do Amaral Machado, Yuri Accioly, Rodrigo Geroni Mendes Nascimento, Luís César Rodrigues da Silva, Claudia Carla Cardozo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.