Análise genética de famílias de meios-irmãos de cupuaçuzeiro
Palavras-chave:
Theobroma grandiflorum, Melhoramento, Seleção precoceResumo
O cupuaçuzeiro, espécie nativa da região Amazônica, encontra-se em processo de domesticação, apresentando ampla variabilidade genética e condições favoráveis para o estabelecimento de estratégias de melhoramento e conservação. O objetivo foi avaliar geneticamente 36 progênies de meios-irmãos de cupuaçu oriundos de seleção massal estratificada em áreas de produtores, com base nos componentes primários da produtividade. O experimento para seleção das progênies superiores foi instalado no delineamento aleatorizado em blocos, com quatro plantas por parcela e três repetições. Foram consideradas as variáveis de caracterização do fruto (comprimento e largura, ambos em centímetro) e componentes de produção avaliados em grama (peso médio de fruto por planta, peso médio de polpa com sementes por planta e peso médio de polpa por planta). Os dados foram analisados através da metodologia REML/BLUP com o emprego do software Selegen. Para realizar o agrupamento, utilizaram-se matrizes de distâncias euclidianas genéticas e de Mahalanobis. A população experimental possibilitou a seleção de parentais superiores para formação de população base para o melhoramento genético do cupuaçu. Das 36 progênies analisadas, apenas as progênies 9, 10 e 18 mostraram divergência genética, podendo ser recomendadas juntamente com alguma progênie do grupo 1 que mostrar superioridade agronômica para formar população base de clones experimentais com alta dissimilaridade genética.doi: 10.4336/2011.pfb.31.66.123
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.