Equações segmentadas de perfil do tronco geradas a partir da equação que descreve sólidos geométricos
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.654Palavras-chave:
Estatística experimental, Dendrometria, Cubagem rigorosaResumo
Neste trabalho, a partir da equação: y=bxr, desenvolveu-se uma metodologia que vincula os diferentes sólidos geométricos em quatro segmentos do tronco de árvores em pé. Foram utilizados dados de 1.297 árvores cubadas do híbrido entre Eucalyptus urophylla e Eucalyptus grandis para análises preliminares e dados independentes de outras 65 árvores cubadas para validação da metodologia desenvolvida quanto à predição do perfil do tronco e dos volumes. Os critérios de avaliação da qualidade e adequação da metodologia basearam-se na análise gráfica dos desvios e estatísticas de desvio percentual médio, erro padrão residual, exatidão obtida pelo teste de qui- quadrado e análise de variância por meio do delineamento inteiramente casualizado em parcelas subdivididas com aplicação do teste de Dunnett, ambos ao nível de 0,05 de significância. Concluiu-se que a partir de um sólido geométrico, ou protótipo dendrométrico otimizado, é possível simular a cubagem de árvores em pé, medindo-se apenas os diâmetros do tronco situados em: 0,3 m, 1,3 m, h-2/2, h-1,25/1,25 e a altura total h, cujos procedimentos foram incluídos em uma metodologia denominada método da altura relativa com dois diâmetros (hr2D).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.