Equações segmentadas de perfil do tronco geradas a partir da equação que descreve sólidos geométricos
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.654Palavras-chave:
Estatística experimental, Dendrometria, Cubagem rigorosaResumo
Neste trabalho, a partir da equação: y=bxr, desenvolveu-se uma metodologia que vincula os diferentes sólidos geométricos em quatro segmentos do tronco de árvores em pé. Foram utilizados dados de 1.297 árvores cubadas do híbrido entre Eucalyptus urophylla e Eucalyptus grandis para análises preliminares e dados independentes de outras 65 árvores cubadas para validação da metodologia desenvolvida quanto à predição do perfil do tronco e dos volumes. Os critérios de avaliação da qualidade e adequação da metodologia basearam-se na análise gráfica dos desvios e estatísticas de desvio percentual médio, erro padrão residual, exatidão obtida pelo teste de qui- quadrado e análise de variância por meio do delineamento inteiramente casualizado em parcelas subdivididas com aplicação do teste de Dunnett, ambos ao nível de 0,05 de significância. Concluiu-se que a partir de um sólido geométrico, ou protótipo dendrométrico otimizado, é possível simular a cubagem de árvores em pé, medindo-se apenas os diâmetros do tronco situados em: 0,3 m, 1,3 m, h-2/2, h-1,25/1,25 e a altura total h, cujos procedimentos foram incluídos em uma metodologia denominada método da altura relativa com dois diâmetros (hr2D).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.