Equação de volume para espécies comerciais em Floresta Ombrófila Densa no sul de Roraima
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.82.738Palavras-chave:
Cubagem rigorosa, Amazônia, Volumetria, Manejo florestalResumo
Este trabalho teve como objetivo ajustar e selecionar modelos matemáticos para a estimativa do volume comercial com casca para espécies comerciais de uma Floresta Ombrófila Densa de Terra Firme localizada no sul de Roraima. Foram abatidas e cubadas pelo método de Smalian 122 árvores de 18 espécies com diâmetro à altura do peito maior do que 50 cm. Foram testados nove modelos, ajustados pelos métodos dos mínimos quadrados, e selecionados em função do coeficiente de determinação ajustado, do erro padrão de estimativa em porcentagem, do valor de F calculado e da análise gráfica da distribuição dos resíduos. Recomendou-se o modelo de Schumacher-Hall. O modelo de Kopezki-Gherardt pode ser empregado, quando não se utilizar dados de altura comercial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Helio Tonini, Renato Alves Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.