Condutância estomática, fotossíntese, luz, temperatura, transpiração

Autores

  • Miroslava Rakocevic Embrapa Informática Agropecuária
  • Moacir José Sales Medrado Embrapa Florestas
  • Osmir José Lavoranti Embrapa Florestas

Palavras-chave:

Condutância estomática, fotossíntese, luz, temperatura, transpiração

Resumo

Neste estudo preliminar foram determinadas as propriedades ecofisiológicas de plantas femininas e masculinas da erva-mate (Ilex paraguariensis St.Hil.)  cultivadas no campo. Fluxo de fótons ativo na  fotossíntese (PPFD), condutância estomática (gs), fotossíntese liquida (A), transpiração (E) e temperatura foliar (Tl) foram avaliados em um ciclo bienal de  produção: no verão (janeiro e fevereiro) durante o  período de maturação dos frutos quando ocorre pausa no crescimento; na primavera (novembro) e no outono (março a junho) durante emissão de novas brotações. As medições foram efetuadas em diferentes posições na copa (interior, exterior e ponteiras). Resultados indicam existência de dimorfismo sexual fisiológico na espécie. A condutância foi superior nas plantas  femininas, exceto nas ponteiras. A e E foram superiores na parte exterior do terço médio das copas
das plantas femininas. Foi detectada sazonalidade na troca gasosa, com os maiores valores registrados na época de emissão de novas brotações e menores durante a fase de maturação dos frutos.  Observaram-se correlações positivas entre trocas  gasosas e PPFD. A e E correlacionaram-se positivamente com a gs, tanto para plantas masculinas quanto femininas. A estratégia funcional das plantas fêmeas, com o propósito de finalização do processo de reprodução, é de proporcionar o aumento relativo da fotossíntese e da transpiração das folhas sombreadas por intermédio de um maior valor de gs, quando comparado com indivíduos masculinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-06-2010

Como Citar

RAKOCEVIC, Miroslava; MEDRADO, Moacir José Sales; LAVORANTI, Osmir José. Condutância estomática, fotossíntese, luz, temperatura, transpiração. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 54, p. 37, 2010. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/127. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.