Dinâmica de crescimento de plantios jovens de Araucaria angustifolia e Pinus taeda
Palavras-chave:
Crescimento mensal, variáveis climáticas, análise de agrupamentoResumo
Este estudo objetivou investigar o ritmo de crescimento mensal de plantios jovens de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze e Pinus taeda L., ao longo do ano vegetativo, e estabelecer suas correlações com variáveis climáticas. Foram feitas medições mensais de diâmetro e altura total em dois plantios de P. taeda e um de A. angustifolia. Matrizes de correlação entre os incrementos correntes mensais e as variáveis climáticas indicaram que o fotoperíodo e as temperaturas mínima, média e máxima são as que mais afetaram o desenvolvimento de P. taeda, enquanto que temperaturas mínima e média foram as que exerceram maior efeito sobre o crescimento de A. angustifolia.
doi: 10.4336/2010.pfb.30.62.165
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.