Insetos Associados ao Enrolamento Foliar de Tabebuia spp. em Viveiros e na Arborização Urbana de Curitiba

Dalva Luiz de Queiroz Santana, Celso Garcia Auer, Ana Lucia Jarretta Loyola Rocha, Elaine Marques

Resumo


Alguns ipês (Tabebuia alba, T. chrysotricha e T. heptaphylla) apresentam folhas jovens deformadas, na forma de enrolamento foliar, em viveiros e na arborização urbana. Uma avaliação foi feita em plantas destas espécies, com idade variando entre 1 mês e 3 anos, no Viveiro Municipal da Barreirinha e em árvores da arborização urbana da cidade de Curitiba, PR. Coletaram-se galhos apicais com sintomas, em cada planta, para a identificação dos insetos associados. Foram encontrados, associados às folhas  deformadas, insetos pertencentes às ordens Coleoptera, Hymenoptera, Hemiptera e Diptera. No entanto, foi constatado que o enrolamento do lombo foliar do ipê é  provocado por Trioza tabebuiae (Hemiptera: Psylloidea).

Palavras-chave


Ipê-amarelo, folha, praga

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2011

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional