Zoneamento climático de Pinus tecunumanii para fins de plantio experimental no estado de São Paulo

Elenice Fritzsons, Ananda Virgínia de Aguiar, Marcos Silveira Wrege, Jennifer Grabias, Márcio Rossi, Luiz Eduardo Mantovani

Resumo


O Pinus tecunumanii apresenta boa adaptação edafoclimática no Brasil e vem sendo plantado experimentalmente nos biomas mata atlântica e cerrado. O objetivo deste trabalho foi identificar as estações experimentais climaticamente homogêneas do estado de São Paulo para nortear a implantação de plantios experimentais de Pinus tecunumanii e, futuramente, os plantios comerciais. Foram selecionadas 30 áreas experimentais, em diferentes regiões do Estado de São Paulo, sendo que os dados climáticos referentes a cada estação foram organizados em planilhas e submetidos à análise multivariada, cujos resultados foram avaliados a partir de dendrogramas. As exigências climáticas da espécie foram verificadas em literatura científica e nos resultados obtidos de plantios experimentais. Toda a área do Estado de São Paulo se mostrou apta para plantios experimentais com as espécies de baixa altitude, exceto a área correspondente à estação de Campos do Jordão, devido à frequente ocorrência de geadas. A espécie também pode ser plantada nas estações de Angatuba, Buri, Pirajú, Itapeva, Avaré, Itapetininga e Itararé , exceto em áreas de baixada, onde existe o acúmulo de ar frio. Nas áreas mais quentes, tais como o norte / noroeste do estado, poderão ser efetuados testes para florescimento precoce, o que pode ser bastante útil para otimizar o tempo necessário para o melhoramento da espécie.

doi:10.4336/2012.pfb.32.72.341


Palavras-chave


Pinus; Estações experimentais; Melhoramento genético vegetal

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.72.341



Direitos autorais 2012

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional