Etiologia e Manejo das Doenças da Pupunheira no Brasil

Rudimar Mafacioli, Alvaro Figueredo dos Santos, Dauri José Tessmann, João Batista Vida

Resumo


A maioria dos problemas fitossanitários em pupunheira (Bactris gasipaes. var. gasipaes) é de ocorrência restrita a alguns plantios. Porém, com a expansão das áreas plantadas, a pressão das doenças aumenta, tanto nos viveiros de produção de mudas quanto em áreas de plantio comercial, potencializando o nível de danos causados pelas doenças. A antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) é a enfermidade mais importante das pupunheiras no território brasileiro, mas outros patógenos como Phytophthora palmivora e Fusarium spp. vêm também ocorrendo em viveiros e em plantios. Outro problema que deve ser motivo de preocupação é a baixa qualidade sanitária das sementes utilizadas. Nesta revisão, são relatados os mais importantes resultados obtidos nas pesquisas fitopatológicas sobre a cultura, assim como os aspectos culturais mais relevantes. Discute-se a etiologia e as perspectivas para o manejo das principais doenças da pupunheira, com base em dados obtidos no Brasil e nos demais países onde a espécie é plantada.

 

doi: 10.4336/2009.pfb.58.61


Palavras-chave


Pupunha, doenças, pragas; manejo integrado; Bactris gasipaes

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2010

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

INDEXADORES:

ASP / EbscoAGRISAgrobase / Binagre , BDPACABI DirectCCNDiadorim , DOAJe.journalsForestry CompendiumGenamics JournalSeekGoogle AcadêmicoJournals for freeLatindexLivreMiarOasisbrPeriodicaPortal da CapesRCAAPRoadSabiiaScilitRedib.

 

Pesquisa Florestal Brasileira
Brazilian Journal of Forestry Research

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional