Etiologia e Manejo das Doenças da Pupunheira no Brasil
Palavras-chave:
Pupunha, doenças, pragas, manejo integrado, Bactris gasipaesResumo
A maioria dos problemas fitossanitários em pupunheira (Bactris gasipaes. var. gasipaes) é de ocorrência restrita a alguns plantios. Porém, com a expansão das áreas plantadas, a pressão das doenças aumenta, tanto nos viveiros de produção de mudas quanto em áreas de plantio comercial, potencializando o nível de danos causados pelas doenças. A antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) é a enfermidade mais importante das pupunheiras no território brasileiro, mas outros patógenos como Phytophthora palmivora e Fusarium spp. vêm também ocorrendo em viveiros e em plantios. Outro problema que deve ser motivo de preocupação é a baixa qualidade sanitária das sementes utilizadas. Nesta revisão, são relatados os mais importantes resultados obtidos nas pesquisas fitopatológicas sobre a cultura, assim como os aspectos culturais mais relevantes. Discute-se a etiologia e as perspectivas para o manejo das principais doenças da pupunheira, com base em dados obtidos no Brasil e nos demais países onde a espécie é plantada.
doi: 10.4336/2009.pfb.58.61
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.