Progênies de Segunda Geração de Grevilea: Produção de Madeira na Região de Londrina, PR
Palavras-chave:
Sementes florestais, silvicultura, reflorestamento, Grevillea robusta.Resumo
O uso da grevílea (Grevillea robusta Cunn) não se restringe somente ao sombreamento de cafezais, ornamentação e quebra-ventos, é também usada pela apicultura e na produção de madeira para usos diversos. O presente trabalho objetivou estimar a produção de madeira e estabelecer fontes de sementes melhoradas para plantios comerciais na região de Londrina, PR. Para tal, um experimento com 37 progênies de segunda geração foi instalado no Distrito de Maravilha, Município de Londrina, PR, com coordenadas geográficas 23°23´30"S e 51°11´05"W. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com parcelas lineares de cinco plantas distribuídas aleatoriamente com oito repetições, num espaçamento de 3 m x 3 m. A partir das medições das alturas e dos diâmetros na altura do peito (DAP), a variável estimada (volume cilíndrico) foi analisada para comparar as médias entre as progênies. Concluiu-se que em Londrina, a família mais produtiva em volume e com maior sobrevivência é da procedência australiana Duck Creek (NSW).Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.