Qualidade de painéis LVL produzidos com madeira de clones de Eucalyptus urophylla
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.83.797Palavras-chave:
Propriedades físicas e mecânicas, Painéis laminados, Resorcinol-formaldeídoResumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade de painéis LVL produzidos com a madeira de cinco clones de Eucalyptus urophylla. Para cada clone foram produzidos cinco painéis LVL, com lâminas de 2 mm de espessura, adesivo resorcinol-formaldeído com gramatura de 320 g m-², pressão de 1,47 MPa durante o período de 8 h a temperatura ambiente. De maneira geral, todos os clones apresentaram potencial para a produção de painéis LVL, com destaque para o clone 26, por apresentar melhor desempenho com relação à s propriedades físicas e resistência à colagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 José Benedito Guimarães Junior, Thiago de Paula Protásio, Rafael Farinassi Mendes, Lourival Marin Mendes, Bárbara Maria Ribeiro Guimarães, Humberto Fauller de Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.