Ocorrência de Pantophthalmus kerteszianus e P. chuni (Diptera: Pantophthalmidae) em paricá, no Estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.4336/2010.pfb.30.61.71Palavras-chave:
Entomologia florestal, mosca-da-madeira, broca, reflorestamento.Resumo
As ocorrências de Pantophthalmus kerteszianus Enderlein e P. chuni Enderlein são registradas pela primeira vez em reflorestamentos com paricá [Schizolobium parahyba (Vell.) S. F. Blake var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby] no Estado do Pará, Município de Paragominas. Considerando que o Pará possui a maior área plantada de paricá no Brasil, existe o risco de esses insetos tornarem-se pragas importantes dessa cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Alexandre Mehl Lunz, Telma Fátima Coelho Batista, Valéria do Socorro Vale do Rosário, Odineila Martins Monteiro, André Cortez Mahon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.