Componentes de variância de características de sementes de duas populações de imbuia (Ocotea porosa Nees et Martius ex. Nees, Lauraceae) de Santa Catarina
Palavras-chave:
Seleção, Germoplasma, Ganhos, ParâmetrosResumo
A imbuia (Ocotea porosa Nees et Martius ex. Nees, Lauraceae) é uma espécie da Floresta Ombrófila Mista de valor econômico por possuir madeira de alta qualidade para mobiliário de luxo. Acha-se ameaçada de extinção e, por isto, a Embrapa Florestas vem desenvolvendo coletas para a instalação de um banco de conservação de germoplasma em outubro de 2004 em Santa Catarina. Apesar de sua importância, estudos relacionados aos componentes de variância de características das sementes de imbuia (Ocotea porosa) como subsídio à seleção fenotípica de sementes não se acham presentes na literatura. No presente trabalho foram realizadas mensurações do peso e do maior diâmetro de sementes de imbuia das populações de Canoinhas e Caçador, Estado de Santa Catarina para a estimação de componentes de variância e parâmetros de predição. Foram obtidos altos valores de repetibilidade e de acurácia seletiva para as duas características, próximos de 1,0. Maiores ganhos fenotípicos permanentes através de seleção foram obtidos para o caráter peso em relação ao diâmetro da semente via seleção.
Downloads
Referências
RESENDE, M. D. V. de. Software SELEGEN - REML/BLUP. Colombo: Embrapa Florestas, 2002a. 67 p. (Embrapa Florestas, Documentos, 77).
RESENDE, M. D. V. de. Genética biométrica e estatística no melhoramento de plantas perenes. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2002b. 975 p.
SILVA, J. A. da; SALOMÃO, A. N.; GRIPP, A.; LEITE, E. J.; SILVA, J. A. da. Phytosociological survey in Brazilian forest genetic reserve of Caçador. Plant Ecology v. 133, n. 1, p. 1-11, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas ao autor correspondente.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista PESQUISA FLORESTAL BRASILEIRA.
Os autores podem usar o artigo após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
A revista se reserva o direito de distribuição dos conteúdos no suporte online e/ou impresso sob uma Licença Creative Commons.
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.