Componentes de variância e herdabilidade do peso de sementes de pupunha (Bactris gasipaes Kunth.)
Palavras-chave:
Efeitos aditivos, Ganhos genéticosResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o performance de sementes de matrizes de pupunha e efetuar estimativas de valores genéticos (efeitos aditivos e efeitos de dominância) e herdabilidade no sentido amplo para a característica peso de sementes colhidas em 40 matrizes. Foi estimada apenas a herdabilidade no sentido amplo, pois grande parte da característica germinação é influenciada apenas pelo genótipo do progenitor feminino. A análise de variância mostrou difererenças altamente significativas para peso de sementes. A estimativa da herdabilidade no sentido amplo foi de 0,95. Os valores genéticos acumulados nas dez melhores matrizes variaram de 1,73 a 0,25, enquanto os ganhos genéticos acumulados percentuais variaram de 68 a 23%, evidenciando a presença de variabilidade genética para peso de sementes e que esta é uma característica potencialmente relacionada com desenvolvimento precoce que poderá ser considerada em trabalhos de seleção.
Downloads
Referências
RESENDE, M. D. V. de; OLIVEIRA, E. B. de. Sistema Selegen: seleção genética computadorizada para o melhoramento de espécies perenes. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 32, n. 9, p. 931-939, 1997.
YUYAMA, K.; CHAVEZ-FLORES, W. B. Comportamento de progênies de meioirmãos de pupunheira (Bactris gasipaes, Kunth.). Revista Brasileira de Fruticultura, v. 18, n. 1, p. 93-98.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.